5 dicas de como proteger o meu telemóvel do calor.

Maio 20, 2022

As temperaturas já subiram e ainda nem chegámos ao verão. Com as férias, a utilização do nosso melhor amigo intensifica-se: capturamos e partilhamos as melhores fotos, as redes sociais enchem-se de imagens, para além deste ser utilizado para nos fazer chegar aos destinos desconhecidos ou procurar os melhores locais para visitar.
Chegamos a pensar que o nosso telemóvel é à prova de tudo pois sobrevive a quedas, salpicos e pancadas. Mas não é. As altas temperaturas, por exemplo, podem afetar a bateria do dispositivo móvel. Se esta se danifica o terminal fica inutilizável.

Ficar sem telemóvel já é inconveniente em qualquer estação do ano, no verão ainda mais. Para evitar pôr o seu dispositivo e as suas férias em risco, a Techland preparou uma lista de dicas de sobrevivência para utilizar no calor do verão.

1- Deixe o seu telemóvel apanhar ar

Quando está na praia tem o hábito de guardar o telemóvel na mala? Se a resposta é sim, não devia. A menos que o dispositivo esteja em contacto direto com o sol, o melhor é deixá-lo mesmo em cima da toalha ou da espreguiçadeira.

Caso não consiga deixar o telemóvel à sombra, este deve ser desligado. Aí sim, depois de desligado, pode envolvê-lo em roupa dentro da sua mala, desde que esta esteja aberta para que circule o ar por dentro.

Transportar o seu telemóvel dentro do seu bolso também não é aconselhável pois este acumula o calor do ambiente, o calor do seu corpo, somado ainda ao abafamento no local, o que causa o superaquecimento do dispositivo .
Sabe quando chega ao carro no verão e nem consegue entrar com o calor? Então por favor não se esqueça do seu telemóvel lá dentro, pois este é como se fosse uma estufa, podendo atingir uma temperatura muito superior à que se encontra no exterior. Estudos revelam que um carro estacionado ao sol pode aumentar a temperatura de 35 para 46º em apenas uma hora.

2- Evite o Youtube e o GPS

O objetivo é reduzir o calor gerado pelo uso de aplicações que implicam muito esforço do processador do telemóvel, como o Youtube e o GPS. Se tem tendência para se perder, reconhece, com certeza, a temperatura que o seu telemóvel atinge quando utiliza a funcionalidade!

3- Carregamento: o inflamável do seu telemóvel

Se esteve atento ao nosso manual até agora, já deve ter percebido que não deve deixar o seu telemóvel a carregar no carro. O carregamento é o momento mais problemático: é quando o seu telemóvel fica mais quente. Precisamente por isso, os fabricantes aconselham a não utilização do aparelho quando está em processo de carregamento. Além disso, recomendam ainda que não utilize carregadores genéricos. Caso necessite utilizar o telemóvel, opte por ir carregando o mesmo de forma faseada.

4- Ponha o protetor solar em si e retire a proteção do seu telemóvel:

A quarta dica é a de deixar a capa do telemóvel em casa. A Techland sabe que tem medo de andar com o seu fiel amigo sem capa, ou que comprou uma coleção de capas e quer usá-las. Porém, quando o calor aperta a conversa é outra, ainda mais quando estão em causa capas que não são oficiais que tapam os orifícios do aparelho, que servem para refrescá-lo. Se ainda assim não quiser prescindir da mesma, tire-a quando o smartphone estiver em repouso ou exposto ao calor.

5- Depois do “escaldão”

Para aqueles que gostam de dificultar, não seguem as dicas e acabam por apanhar um “escaldão”, temos outras soluções: há aplicações concebidas para arrefecer o dispositivo quando este está exposto a aquecimento excessivo, como o Cooler Master. Este tipo de aplicações desligam os programas que ficam para segundo plano, o que permite reduzir o processamento do dispositivo, bem como o calor gerado.

Se ainda assim não conseguir proteger o seu telemóvel das altas temperaturas, não pense que chegou ao fim o seu descanso nem vá a correr gastar o resto do seu budget de férias num novo telemóvel: visite a Techland em Loulé onde técnicos especializados esperam por si para o ajudar.

Ps: Se está a ler este artigo porque o seu telemóvel já se encontra avariado, clique aqui para agendar o mais rapidamente possível a sua reparação.

Agendar reparação

ARTIGOS RELACIONADOS

5 Riscos de usar um smartphone com o ecrã partido